Como realizar a fertilização bovina invitro de forma eficaz
A fertilização bovina in vitro (FIV) é uma técnica avançada que tem trazido excelentes resultados na reprodução bovina.
Tudo começa na seleção de doadoras e touros de alta qualidade genética. Escolha animais com características desejadas e comprovadamente superiores em termos de produtividade, saúde e adaptação.
Administre hormônios para estimular os ovários das doadoras a produzirem múltiplos folículos. O acompanhamento veterinário nessa fase é essencial. Realize a coleta dos óvulos das doadoras em um ambiente estéril e controlado.
Selecione semen de touro garantindo sua qualidade para a fertilização.
Em laboratório, o óvulo e os espermatozoides são colocados em contato para a fertilização ocorrer. Mantenha todas as condições ideais para o desenvolvimento embrionário.
Os embriões formados devem ser cultivados por alguns dias para avaliar sua viabilidade e qualidade. Já os selecionados são transferidos para as vacas receptoras, que apresentam boas condições reprodutivas.
Acompanhe de perto o desenvolvimento das vacas receptoras e a confirmação da gestação.
Para o controle de todas as informações do processo reprodutivo é necessário uma ferramenta de gestão de fácil usabilidade, que evite retrabalho e reduza custos. Para esse cenário apresentamos o sistema NetBovino, módulo FIV.
09 de Fevereiro, 2024