Como realizar a fertilização bovina invitro de forma eficaz

Como realizar a fertilização bovina invitro de forma eficaz

A fertilização bovina in vitro (FIV) é uma técnica avançada que tem trazido excelentes resultados na reprodução bovina.

Tudo começa na seleção de doadoras e touros de alta qualidade genética. Escolha animais com características desejadas e comprovadamente superiores em termos de produtividade, saúde e adaptação.

Administre hormônios para estimular os ovários das doadoras a produzirem múltiplos folículos. O acompanhamento veterinário nessa fase é essencial. Realize a coleta dos óvulos das doadoras em um ambiente estéril e controlado.

Selecione semen de touro garantindo sua qualidade para a fertilização.

Em laboratório, o óvulo e os espermatozoides são colocados em contato para a fertilização ocorrer. Mantenha todas as condições ideais para o desenvolvimento embrionário.

Os embriões formados devem ser cultivados por alguns dias para avaliar sua viabilidade e qualidade. Já os selecionados são transferidos para as vacas receptoras, que apresentam boas condições reprodutivas.

Acompanhe de perto o desenvolvimento das vacas receptoras e a confirmação da gestação.

Para o controle de todas as informações do processo reprodutivo é necessário uma ferramenta de gestão de fácil usabilidade, que evite retrabalho e reduza custos. Para esse cenário apresentamos o sistema NetBovino, módulo FIV.

09 de Fevereiro, 2024